Tendências de RH!
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Tendências de gente e gestão!
A área de Recursos Humanos nas empresas deixou de ser coadjuvante para ser protagonista na história de sucesso das organizações. Prova disso é que a área passa a ser chamada e de Gente e Gestão no lugar do antigo RH.
Algumas tendências da área estão sendo muito discutidas atualmente. O propósito deste artigo é justamente citar e comentar brevemente algumas destas tendências:
- Flexibilidade no local de trabalho bem como na carga horária: cada vez mais caminhamos para a resolução de tarefas e menos para o cumprimento da carga horária prevista nos contratos de trabalho. Entendemos que a legislação ainda preconiza antigos modelos de relações trabalhistas; mas a tendência é que as pessoas possam trabalhar em suas residências nos horários mais assertivos;
- Processo de Recrutamento e Seleção: apesar da subjetividade (ao nosso ver), o trabalho consiste em determinar com clareza o perfil da vaga que está em aberto, entender de forma detalhada as competências da pessoa pleiteada ao cargo, deixar claro quais são os objetivos da empresa ao entrevistado bem como o maior volume possível de informações à cerca da cultura organizacional evitando, desta forma, desgastes entre contratante e contratada;
- Transparência na relação: empresa e colaborador precisam ser transparentes em relação às suas prerrogativas, desejos e expectativas. Nesta linha, entendemos que a as pessoas que não possuem orgulho em trabalhar em determinada empresa tem uma tendência acentuada à falta de motivação. Esta falta de motivação, além de trazer resultados piores para empresa pode contagiar as pessoas de forma negativa aumentando ainda mais o custo e o risco da operação;
- “Gamificação”: é a prática que incentiva o uso de recompensas, feedbacks constantes, colaboração entre equipes e conquista de status para motivar os profissionais. Gincanas, rankings, ritos de treinamento e reuniões, enfim, utilizar do conceito do mundo dos jogos (game) para engajar, relacionar pessoas em busca de objetivos;
- Bem-estar: investimento em ações que promovam em melhor produtividade e satisfação no trabalho. Nesta linha podemos citar higiene, infraestrutura, segurança entre outros fatores que permeiam o bem-estar dos trabalhadores. O bem-estar deve transcender os limites territoriais das empresas e seguir com os trabalhadores para suas casas. Entendemos que ambientes que trazem bem-estar acabam motivando e trazendo melhores resultados para empresa e colaborador;
- Atrair e reter talentos: demonstrar preocupação com o capital humano por meio de bons programas de benefícios tem sido diferencial relevante nas escolhas de profissionais diferenciados. É importante que a empresa conheça as pessoas que a compõe de forma detalhada. Realizar pesquisas de clima e satisfação é o primeiro passo para saber mais sobre as pessoas com quem você trabalha. Elas ajudam a identificar as reais necessidades das pessoas, possibilitando a criação de um plano adequado aos desejos dos profissionais e, obviamente, à realidade da companhia.
- Planejamento de carreira: enxergar as possibilidades para carreira dentro das empresas pode ser um diferencial ao trabalhador. Plano de carreira, além de demonstrar as possibilidades de trabalho são responsáveis por esclarecer quais competências e habilidades são necessárias para cada nível de responsabilidade.
A gestão de pessoas deve conhecer as necessidades da empresa e dos seus colaboradores, bem como o motivo que leva ao processo de mudança. Desse modo, torna-se possível posicionar estrategicamente todos os profissionais da empresa.
Lembrando que profissionais motivados ajudam a administrar e impulsionar as mudanças que visam o crescimento da organização. Isso auxilia na construção de uma empresa cada vez melhor, com uma equipe unida e que trabalha sem medir esforços pelos seus objetivos.
Publicado em 01/06/2021
Texto produzido por Excia Sistemas