Seja uma pessoa analítica!

Seja uma pessoa analítica!

O perfil do gestor evoluiu ao longo dos tempos. Hoje, e com maior intensidade nos próximos anos, as empresas estão atrás de pessoas com desenvoltura analítica; profissionais capazes de depurar bases de dados em busca de raciocínios que possam trazer benefícios para gestão ou controle.

Uma pessoa analítica, sob a ótica empresarial, é basicamente uma pessoa capaz de observar sistemas complexos e combiná-los de forma a gerar informações importantes, com riqueza em detalhes, para o processo decisório e de gestão em geral.

Em uma empresa, as áreas que mais buscam profissionais analíticos são: finanças/contabilidade/gestão, marketing e sistemas. Por outro lado, este é o profissional ideal em diversos setores de uma empresa que necessitam de uma atenção maior aos detalhes e uma minuciosa avaliação de informações.

Vamos imaginar, por exemplo, a importância em a empresa ter um analista no setor financeiro aferindo se os números da empresa estão corretos ou se algo está fora de contexto. Já no marketing, analisando se os investimentos em campanhas estão sendo investido corretamente ou mesmo nas mídias adequadas.

Profissionais com perfil analítico também são muito procurados por uma nova área que ganha cada vez mais espaço nas empresas: a área de inteligência de mercado, que tem por prerrogativa captar e utilizar as diversas informações e dados coletados sobre temas gerais pertinentes ao negócio como concorrentes, mercado, tendências, clientes, fornecedores, capacidade instalada, vendas entre outros com vistas em auxiliar o processo decisório, melhorar o desempenho ou performance das áreas e dar suporte ao processo de crescimento e expansão dos negócios.

Pequenas empresas ainda não possuem condições de financiar um departamento interno de inteligência. A saída pode ser a terceirização por meio de consultorias ou mesmo passar a contratar profissionais que tenham além do perfil adequado à função, objeto do processo seletivo, que possua minimamente características comportamentais e aderência ao perfil analítico, pois isso poderá potencializar o trabalho no futuro.

Em tempo: conhecer e saber lidar com bases de dados e planilhas eletrônicas é altamente recomendável.

Agora que sabemos quão importante é o trabalho do profissional analítico podemos observar melhor as contratações futuras ou mesmo organizar nossas empresas para que este profissional tenha espaço no processo de gestão e controle.

Até o próximo blog!

Publicado em 10/08/2021
Texto produzido por Excia Sistemas.