Reforma Tributária e as Novas Estratégias de Gestão

Reforma Tributária e as Novas Estratégias de Gestão

Nosso blog não poderia deixar de iniciar enaltecendo a importância de as empresas poderem contar com um bom sistema de controle e gestão (ERP) de suas operações.
O foco da nossa breve reflexão, porém, está voltado a necessidade de as empresas repensarem suas estratégias de negócio, principalmente sob ponto de vista do fluxo de caixa e da formatação do preço de venda.

Fluxo de Caixa
O modelo de pagamento dos impostos, mais especificamente o split payment, traz consigo desafios, principalmente para as pequenas empresas. No modelo atual, as empresas faturam e recebem o valor de suas vendas e, posteriormente, no mês seguinte, realizam o pagamento dos impostos. A Reforma, porém, propõe que o pagamento dos referidos impostos seja feito no momento da transação financeira, o que reduz o valor de entrada de dinheiro no caixa no primeiro momento.

Além da alteração na programação de pagamento dos impostos, a reforma também passará a exigir das empresas que passem a observar quem são seus clientes e seus respectivos regimes tributários bem como estabelecimento fiscal. Além disso, as empresas precisam avaliar seu próprio regime tributário para entender qual deles - Simples Nacional, Simples Nacional Híbrido (novidade), Presumido ou Real, é a melhor alternativa.

Preço de Venda dos Produtos
Talvez um dos mais relevantes impactos da Reforma reside na metodologia de construção do preço de venda dos produtos. Até hoje, utilizamos o cálculo “por dentro”, ou seja, os impostos compõem o custo dos produtos para formatação do preço de venda. Com a Reforma, as empresas passarão a construir o preço de venda considerando os impostos “por fora”, ou seja, um cálculo reverso para eliminar os impostos embutidos e chegar a um valor líquido do preço de venda.

Desta forma, estamos migrando do modelo de cálculo de preço de venda tradicional:
- Custos fixos e variáveis
- Lucro
- Tributos


Tudo isso calibrando com o valor que o mercado em si absorve; para o novo modelo que traz consigo o fim da cumulatividade com o crédito fiscal automático e a tributação no destino, domicílio do cliente, não mais no domicílio de quem vende.

As mudanças irão impactar os custos de operação, lucro, preço de venda e a competitividade em si, promovendo uma alteração relevante no processo de precificação das empresas.

Estamos felizes em poder compartilhar conteúdos com você. Se quiser saber mais, entre em contato conosco que iremos explicar com maior riqueza de detalhes os benefícios em destaque neste blog.
Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 24/09/2025
Texto produzido por Excia Sistemas