Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Estamos iniciando uma nova série de blogs, sempre abordando temas de gestão. O assunto a ser discutido nesta nova série será Planejamento Estratégico. O objetivo é demonstrar às empresas de micro e pequeno porte que o planejamento não é uma ferramenta distante de suas possibilidades e que utilizar desta ferramenta pode ser um fator competitivo em meio ao processo de gestão.

Vamos lá, boa leitura!

Não existe um caminho único para formular um Plano Estratégico. A formulação do Plano Estratégico deve ser um processo sob medida que considere aspectos da empresa, tais como história, cultura, clima, experiências em planejamento, expectativas, personalidade e estilo dos dirigentes, dentre outros.

Contudo, é necessário seguir um roteiro, um cronograma de ações que funciona como guia de trabalho - permitindo uma abordagem "sob medida", levando em conta os aspectos anteriormente mencionados.

O quadro a seguir apresenta de forma esquemática a metodologia básica (roteiro) para construção do Plano Estratégico. Podemos dividi-la em dois conjuntos:

- Definição do Negócio, explicitação da Missão e dos Princípios. É a parte permanente da análise por ser a menos sujeita às mudanças do ambiente e por estarem mais relacionadas às estratégias de longo prazo das organizações.

- Análise do Ambiente, definição dos Objetivos e formulação das Estratégias - está mais sujeito a atualizações por acompanhar e se antecipar às alterações do ambiente e da empresa – processo dinâmico que poderá exigir correções ao longo do caminho.

Metodologia básica para formular o Plano Estratégico:

Etapas do Plano Estratégico

Negócio:
Âmbito de atuação da empresa (definição do negócio).

Missão/Visão:
Papel desempenhado pela empresa no seu Negócio/Direção.

Princípios:
Balizamentos para o processo decisório e o comportamento da empresa no cumprimento de sua Missão.

Análise do Ambiente:
Processo de identificação das Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento de sua Missão:
- Oportunidades
Situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.
- Ameaças
Situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
- Forças
Características da empresa, tangíveis ou não, que podem influenciar positivamente seu desempenho.
- Fraquezas
Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam negativamente seu desempenho.

Objetivos:
Resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa precisa alcançar, em prazo determinado, no contexto do seu ambiente, para cumprir sua Missão.

Estratégias:
O que a empresa decide fazer, considerando o ambiente, para atingir os Objetivos, respeitando os Princípios, visando cumprir a Missão no Negócio.

Plano de Ação:
O Que deve ser feito?
Quem deve fazer? Como deve fazer? Quando deve estar pronto? Quais os recursos necessários?

Nos próximos blogs iremos abordar cada etapa do Plano Estratégico. Acompanhe as postagens ;)

Publicado em 13/092021
Texto produzido por Excia Sistemas.