Pilares da Gestão

Pilares da Gestão

O blog deste mês tem por objetivo abordar de forma suscinta os grandes pilares da gestão. O entendimento e aplicação destes princípios poderão levar a gestão de sua empresa para outro patamar.

A tarefa de administrar uma empresa pode ser menos árdua se observarmos as regras de gestão e a organização e controle de regras simples:

Foco no Cliente: todos os processos, produtos desenvolvidos, atendimento, enfim, tudo deve ser feito sempre depois de responder a seguinte pergunta: “o que meu cliente diria sobre isso”?

Estratégia: combinar o jogo, ou seja, definir as diretrizes, aprová-las entre todos e colocá-las em prática.

Liderança e Visão Sistêmica: são dois temas distintos, mas, pessoas estratégicas, líderes em seus setores, além de serem fundamentais para que todos “sigam o plano” (diretrizes), devem tomar suas decisões de forma corporativa, sistêmica, sem a visão exclusivamente setorial.

Melhoria Contínua: tudo pode melhorar! Essa deve ser a máxima dentro da empresa. A questão não é se o processo funciona ou não, mas, sim, como podemos fazer para sermos mais assertivos, mais eficientes, enfim, tudo pode melhorar sempre.

Pessoas: o maior capital nas empresas é o capital humano. Capacitar pessoas, oferecer um ambiente adequado para execução das tarefas, optar sempre pelo relacionamento humano, positivo, respeitoso, enfim, recrutar de forma estratégica e tratar as pessoas com empatia. A comunicação assertiva colabora em muito com o relacionamento humano e proatividade das pessoas. Um último detalhe: não esqueça da meritocracia hein?

Medir: tudo deve ser medido, acompanhado e as informações socializadas. Os KPIs têm por objetivo apontar o que está correto e aquilo que merece nossa atenção no sentido de revisão de rota.
Antes da tarefa de medir e tomar decisões, não podemos
esquecer do que nos diria a metodologia de gestão Falconi:
- Definir e criar metas
- Definir o caminho a ser traçado para o atingimento das referidas metas
- Garantir e execução
- Aí sim, medir, monitorar, controlar
- Definido o caminho e o que será feito para chegar ao nosso destino, resta agora padronizar as ações criando os papéis de trabalho e o gerenciamento da rotina

Os temas acima, juntos, seriam responsáveis pela criação de um verdadeiro calhamaço; por esta razão, e para sermos breves, citamos cada tópico deixando para nossos leitores e leitoras que se aprofundam nos temas por meio de leituras complementares.

Estamos felizes em poder compartilhar conteúdos com você. Se quiser saber mais, entre em contato conosco que iremos explicar com maior riqueza de detalhes os benefícios em destaque neste blog.

Até o próximo blogs!

Publicado 03/10/2024
Texto produzido por Excia Sistemas