Inovação Sustentável e Inovação Disruptiva

Inovação Sustentável e Inovação Disruptiva

Inovar, por conceito, é o ato de criar ou melhorar algo que já existe; são normalmente novas ideias à cerca de produtos, serviços ou processos. O blog deste mês tem por escopo discutir um pouco sobre inovação, sob aspectos corporativos.

Boa leitura!

Inovação Sustentável

Como o próprio nome nos indica, a inovação sustentável tem por objetivo a manutenção dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento social e econômico; em outras palavras, trata-se da capacidade de uma empresa criar soluções novas e melhores, sempre em sintonia às questões ambientais, econômicas, sociais e de governança.

Ao adotar a inovação sustentável as empresas investem em modelos de negócios que visam causar impacto positivo na sociedade, no meio ambiente e na própria empresa. Mas, preste atenção: não é uma tarefa fácil executar sua implementação sem a adoção de práticas como planejamento, estratégica, metas e ações mensuráveis e comprometimento. Além disso, faz-se necessário o alinhamento da cultura organizacional a nova postura, agora sustentável.

Por fim, o que a empresa pode ganhar adotando uma postura de inovadora sob o prisma sustentável? Os benefícios são muitos, porém, talvez, os maiores benefícios seja o acesso a novos mercados, novos clientes, que estejam em sintonia com a postura sustentável, e o fato de a empresa tornar-se atraente sob olhar de novos talentos.

Inovação Disruptiva

Por definição, inovação disruptiva é o processo de transformar produtos ou serviços tornando-os mais acessíveis aos clientes. Desta forma, o foco é criar soluções para problemas ou melhorar os produtos e serviços, normalmente adentrando em novos mercados.

As inovações disruptivas, por essência, despertam atenção de novos mercados e consumidores, tendo por característica serem experimentais e com menor margem de contribuição em seu início. Seu objetivo é substituir soluções com menor complexidade e/ou preço. Por estas razões, é sempre importante testar as inovações junto aos clientes, ajustando, sempre que necessário, as características dos produtos ou serviços.

A inovação disruptiva pode contribuir ou, andar lado a lado com a inovação sustentável, normalmente quando os processos passam a ser mais eficientes e com menor gasto de recursos das mais diversas naturezas. No entanto, o uso que fazemos das novas tecnologias é que conta, e o fator humano é essencial para que as inovações disruptivas sejam também sustentáveis, afinal, o ser humano deve estar sempre ao centro dos nossos esforços.

Estamos felizes em poder compartilhar conteúdos com você. Se quiser saber mais, entre em contato conosco que iremos explicar com maior riqueza de detalhes os benefícios em destaque neste blog.

Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 06/11/2024
Texto produzido por Excia Sistemas