Gestão Moderna
Blog Excia
Gestão Moderna
Administrar empresas é um desafio que exige dos gestores algumas habilidades mínimas. Estas habilidades podem ser resumidas em pequenos princípios: gente boa, treinamento, remuneração adequada, controle de custos e simplicidade.
O presente artigo é uma adaptação de valores (em gestão) do livro “Sonho Grande”, da autora Cristiane Correa que aborda principalmente as ações em gestão de um dos maiores investidores do mercado capitalista mundial, o brasileiro Jorge Paulo Lemann.
O mundo da gestão, cada vez mais, concentra seus holofotes para os valores das organizações. O respeito ao formato de gestão pode ser o diferencial em meio ao perfil volátil dos mercados em todo mundo.
Diante disso, observar a postura de gestores reconhecidamente vencedores pode contribuir com o cotidiano das organizações; mais especificamente, interpretar os valores comuns entre estes mega gestores poderá conduzir as empresas aos melhores resultados possíveis:
- Gente boa trabalhando como um time e com objetivos comuns;
- Remuneração justa e estimulante, em equilíbrio com os interesses gerais das organizações;
- Avaliação e feedback constante do desempenho das pessoas;
- Pensar na continuidade dos negócios com tratando sempre pessoas melhores do que os “chefes”;
- Liderança é exercida com ideias claras e nos mínimos detalhes;
- Debates é fundamental em um negócio; mas, sempre, alguém precisa tomar decisões – todo projeto precisa ter um “dono”;
- O simples é sempre melhor do que o complexo – bom senso;
- Uma das maiores vantagens competitivas que uma organização pode ter é o espírito de melhorar sempre – tudo pode ser feito de uma forma melhor;
- Reduzir sempre custos – posicionamento que pode garantir a sobrevivência das organizações. Administrar sempre receitas e despesas com a mesmo intensidade, foco e dedicação;
- Inovar é a essência; copiar o que já funciona pode trazer resultados mais rápidos;
- Melhorar e aperfeiçoar-se sempre. Investir na educação pode ser uma vantagem em tempos difíceis;
- Foco no que é essencial;
- Valorizar o back office das organizações - além das áreas estratégicas;
- Ética total – não existe tolerância àquilo que fere a ética das relações. A reputação demora em ser construída, mas poderá ser aniquilada em pouco tempo;
- Sonhar grande ou pequeno exige do gestor o mesmo esforço. Ter um sonho grande, desafiador, comum e essencial pode ajudar a todos trabalharem na mesma direção.
Uma última lição: para chegar ao pote de ouro no fim do arco íris é preciso percorrer toda sua extensão – mas que esta viagem seja percorrida com lucro em toda sua trajetória.
Publicado em 16/12/2021
Texto produzido por Excia Sistemas.