Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é uma importante ferramenta de gestão, que auxilia o processo decisório e controla o capital de giro das empresas. O fluxo de caixa permite que gestores possam ter informações sobre o presente e o futuro da empresa sob a ótica financeira. Basicamente, o intuito é apurar o saldo de caixa (disponibilidades) e fazer uma projeção de futuro, considerando diversas variáveis que façam sentido para gestão da empresa.

Mas, quais seriam estas variáveis?

As informações que compõem um fluxo de caixa podem variar de acordo com fatores como qualificação profissional dos gestores, relevância das informações, objetivos diversos etc. Relacionamos abaixo algumas informações consideradas “clássicas” para elaboração de um fluxo de caixa:

- Valores em recebimento: dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, crediário, recebíveis entre outros;

- Valores em pagamento: compras a vista e a prazo, impostos, folha de pagamento, despesas em geral entre outros;

- Valores em previsão: outras informações acerca de valores a pagar e a receber já conhecidos ou mesmo previstos, que irão impactar o saldo das contas da empresa no futuro.

Algumas informações importantes obtidas por meio do Fluxo de Caixa:

- Saldo do caixa e tendência de performance;

- Apresentação do déficit ou superávit de caixa, sinalizando a necessidade de providenciar capital de giro ou mesmo a possibilidade de aplicação de recursos. Importante frisarmos que a necessidade de capital de giro poderá ser suprida de diversas formas a exemplo de empréstimos, aporte de capital, venda de ativo imobilizado, redução dos níveis de estoque, prorrogação de vencimentos a pagar, antecipação de vencimentos a receber etc;

- Análise do prazo médio de recebimento e pagamento;

- Constante convite para revisitar os custos e margens da empresa.

A conclusão mais importante que obtemos ao analisarmos um fluxo de caixa é que a partir de sua plena utilização, a empresa poderá traçar estratégias para seu crescimento ou mesmo dispor de um maior tempo para reverter cenários negativos.

Se você gostou no nosso post, entre em contato conosco e confira as soluções que oferecemos ao seu negócio!

Te esperamos nos próximos blogs.

Publicado em 08/11/2023
Texto produzido por Excia Sistemas