O seu ERP pode ser customizado?

O seu ERP pode ser customizado?

Os sistemas ERP - Enterprise Resource Planning, em geral, possuem limitações a exemplo de ausência de campos para informações específicas ou mesmo na emissão de relatórios importantes para gestão dos negócios.

O presente blog tem por objetivo mostrar ao leitor que existem sistemas ERP que possuem níveis de customização e geração de informações que podem atender com boa aderência as necessidades dos usuários.

Vamos ao blog?

Quando falamos de satisfação do usuário em relação a um sistema ERP, diversos fatores devem ser considerados, entre eles, a proposta do sistema ERP (em relação ao segmento que o sistema tem por finalidade atender), escopo (quais áreas da empresa o sistema ERP se dispõe em atuar), cultura para utilização de sistemas entre outros.

O tema que abordaremos está relacionado à capacidade de customização e de geração de relatórios com informações úteis e que efetivamente contribuam com o processo de gestão nas empresas.

O “pontapé inicial” deste artigo aborda a situação problema de forma geral. Sistemas padronizados, que pouco se adaptam a realidade das empresas pode contribuir com índices de produtividade abaixo da expectativa, tanto para usuários como para empresa em si.

O que fazer nestes casos?

- Seleção do sistema ERP: inicialmente, a definição sobre qual sistema deverá atender a empresa deve ser feita entre sistemas construídos para atender ao segmento do negócio. Boa parte das demandas de informações e controles são naturalmente atendidas com sistemas especialistas na atividade/segmento da empresa por meio de parametrizações pertinentes ao negócio.

- Customização: customizar, por simples definição, é personalizar algo de modo em satisfazer o gosto ou necessidade de alguém. E é bem disso que estamos falando, ou seja, idealmente um sistema ERP deve permitir que a empresa insira certos processos, muito próprios, mas, importantes, no sistema de gestão – a mesma ótica se aplica à geração de relatórios/informações. Por esta razão, sistemas ERP não são “adquiridos” em um evento pontual, mas, sim, são organismos vivos que acompanham a evolução das empresas e, naturalmente, das práticas de gestão que evoluem no mesmo sentido.

- Capacidade técnica: a empresa fabricante do sistema ERP deve ter em sua essência trabalhar com tecnologia de ponta e possuir um time de especialistas, bem como ferramentas adequadas para realizar o processo de implantação e manutenção do sistema. Conhecer o fornecedor do sistema e suas políticas de gestão, seu comprometimento em entregar valor aos clientes é, de fato, uma ação que corrobora com o sucesso do ERP para empresa.

- Possibilidade de Integração: os módulos dos sistemas são naturalmente integrados entre si – e não há a hipótese de ser diferente disso. Além da integração do próprio ERP, a possibilidade da integração com outros sistemas também deve ser levada em conta; tal possibilidade (integração) faz parte das possibilidades de customização entre os diversos setores e demandas das empresas.

A seleção de um sistema ERP dedicado ao core business, a possibilidade de customização/parametrização, a integração com outros sistemas e a possibilidade de gerar relatórios de acordo com a necessidade da gestão, além de contribuir com o processo de controle e gestão da operação (resultado), são responsáveis pela assertividade nas operações diárias e redução no custo dos controles.

Os tópicos que abordamos neste artigo, mesmo que superficialmente, foram desenvolvidos para auxiliar a gestão da empresa na seleção de um sistema ERP que traga valor e que seja eficiente aos olhos dos usuários – valor percebido.

O EXCIA ERP é um sistema que oferece ampla possibilidade de customização às melhores práticas de gestão, ao mesmo tempo que disponibiliza ao usuário, a função “Gerador de Relatório” (além dos mais de 600 relatórios padronizados disponíveis), permitindo que o próprio usuário personalize seus relatórios dentro de suas expectativas e necessidades.

Consulte este e muitos outros benefícios que a EXCIA Sistemas disponibiliza em seus produtos e serviços.

Entre em contato com nossa equipe!
47 9 9965.2108
Ou pelo e-mail comercial@exciasistemas.com.br

Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 05/12/2022
Texto produzido por Excia Sistemas.