Endomarketing
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Endomarketing
O mundo dos negócios sofreu transformações ao longo do tempo. O cenário de hoje sugere atenção às pessoas dentro das empresas, ou seja, o sucesso corporativo está diretamente relacionado à capacidade das pessoas em gerar resultado trabalhando junto em um único vetor de direção – capital intelectual ou capital humano. Este cenário exige uma área de recursos humanos mais atuante e envolvida com as estratégias da empresa.
O endomarketing é uma das ferramentas do marketing que visa auxiliar a área de recursos humanos em seu papel estratégico de gerir um dos mais valiosos ativos das empresas – gente. Esta união de forças caminha em consonância com a tendência das empresas tomarem decisões cada vem mais baseadas nos interesses de seus funcionários, chamados pelo endomarketing de “clientes internos”. Em outras palavras, o endomarketing visa fortalecer a relação entre a empresa e seus funcionários buscando alinhar expectativas e comprometimento dentro dos objetivos estratégicos da empresa.
Outra vantagem do endomarketing é o fortalecimento natural das relações entre funcionários e empresa, pois atua como agente de informação, comunicação e motivação.
Mas como alinhar expectativas?
A maioria das empresas utilizam estratégias de endomarketing. A organização destas ações e a correta divulgação podem fazer a diferença. Vamos a alguns exemplos?
– Revista periódica da empresa: divulgar informações importantes, melhorias em processos ou produtos, enfim, comunicar o que está acontecendo na empresa gera valor para o funcionário ao mesmo tempo que desperta o senso de pertencimento;
– Ritos de comemoração: sempre que algo importante acontecer, vamos comemorar. Ações simples como um sino sendo acionado a cada novo cliente, datas especiais, eventos mensais e tudo mais que for relevante para ser comunicado e comemorado por todos;
– Dinâmicas: boas ferramentas para engajamento e fortalecimento do trabalho em equipe – trabalhar muito com integração do time.
– Gestão à vista: divulgação ampla e clara dos indicadores da empresa, da performance que está sendo atingida e demais informações;
– Feedback: criar a cultura de trabalharmos com feedback é um grande diferencial competitivo para atrair e reter funcionários. Esta é uma forma de reconhecer e valorizar cada pessoa na empresa a partir do momento que se adota uma comunicação direta, franca, que vise a melhoria contínua;
– Canal de opinião: um canal onde as pessoas possam expressar com tranquilidade sua opinião, além de dar a oportunidade para manifestações pessoais, pode ser o incubador de grandes ideias;
– Marketing de benefícios: esta é uma estratégia que recomendamos ser utilizada permanentemente. Trata-se da divulgação periódica dos benefícios que vão além do que se pratica normalmente no mercado e que a empresa disponibiliza aos funcionários;
– Reconhecimento de funcionários: divulgação de performances que se destacam, premiação por tempo de empresa, divulgação de datas importantes para o funcionário como seu aniversário de nascimento, aniversário de empresa, entrevistas entre outras ações;
– Treinamentos: para crescer profissionalmente as pessoas precisam desenvolver seu potencial. Desenvolva programas de desenvolvimento e crescimento na empresa; certamente o resultado será surpreendente;
– Saúde e segurança: mais do que programas de controle de riscos como CIPA e SIPAT, a seguridade passa por uma abrangência maior atingindo questões psicológicas, ambiente favorável, responsabilidade na gestão de recursos que possam gerar tranquilidade para que o funcionário possa desenvolver seu trabalho sendo conhecedor de que faz parte de uma empresa responsável e que possibilite oportunidades por meio do crescimento e da gestão de riscos internos e externos.
Como já afirmamos, muitas empresas já praticam ações de endomarketing em seu cotidiano. Trata-se de ações já bem difundidas em empresas em todo mundo. Intensificar e organizar estas ações é uma postura inteligente, moderna e que vai de encontro com o anseio de todos. Comemorar datas importantes, dia da gentileza, dos pais e mães, das crianças, da mulher, do meio ambiente, Páscoa, Natal, fim de ano, aniversário da empresa são exemplos de ações que promovem a interação e alegria no trabalho. Quando as informações corporativas são entregues ao funcionário de forma atraente, assertiva e inspiradora, a comunicação acontece de verdade, trazendo benefícios para todos e gerando valor para empresa.
Publicado em 20/08/2020
Texto produzido por Excia Sistemas