Empowerment: aplique este conceito na sua gestão!
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Empowerment: aplique este conceito na sua gestão!
Você já ouvir falar no termo Empowerment?
Em tradução literal, significa Empoderamento. Este é um novo conceito que vem tomando espaço no mundo corporativo, pois ao aplica-lo percebeu-se maior motivação dos colaboradores, e consequentemente o aumento da produtividade.
As primeiras discussões à cerca do tema Empowerment nas organizações nasceu em Harvard e implica em admitir maior poder e autonomia no processo decisório às pessoas dentro das organizações. Em outras palavras, trata-se de delegar maior autonomia e responsabilidade a determinados indivíduos ou grupo dentro da empresa; tudo isso, é claro, com o devido acompanhamento e apoio da chefia jurisprudente. Esta autonomia é atribuída com vistas em custos reduzidos, controle de operações e processos bem como possui o fator motivacional.
Algumas situações interessantes para pensarmos...
- O poder serve para integrar e ganhar apoio da equipe. As pessoas apoiam o gestor quando conseguem se beneficiar do seu comando de alguma forma;
- A essência do poder não está na capacidade de um indivíduo delegar ordens a outrem; mas, sim, na capacidade de viabilizar a execução de uma determinada tarefa. Sob este prisma, manter a equipe motivada, caminhando na mesma direção dos objetivos da empresa é fundamental;
- Saiba conviver com o fato de que nem todas as pessoas gostam de você ou mesmo concordam com o que você diz. É necessário entender que as decisões não irão agradar a todos; mas é fundamental decidir;
- Conquiste a maior quantidade possível de correligionários, adeptos ao seu modelo de gestão. Quanto maior sua base de seguidores maior será sua força. Conheça cada pessoa do seu time e seus respectivos pontos fracos e virtudes;
- “Não importa o tamanho da briga; o que importa é saber se a briga é certa ou errada, se existem motivos convincentes ou não”. Esta máxima serve para auxiliar o gestor em momentos de decisões difíceis, muitas vezes impopulares, diante de situações delicadas;
- Esteja sempre preparado para enfrentar com calma, inteligência, qualquer situação que poderá deixa-lo vulnerável.
Para que as empresas possam atribuir maior poder para suas equipes de trabalho é muito importante:
- Preparar o ambiente de gestão;
- Conhecer as pessoas, suas carências e competências bem como aspectos a exemplo do clima organizacional e níveis motivacionais;
- Implementar a gestão por projetos envolvendo diversas pessoas de diferentes staffs;
- Desenvolver aspectos de liderança e governança.
Então, vamos preparar nossos times para uma maior autonomia e por consequência maior velocidade nas decisões corporativas?
Publicado em 26/07/2021
Texto produzido por Excia Sistemas.