Definição do Negócio

Definição do Negócio!

Neste segundo blog, de uma série de oito artigos sobre planejamento estratégico, iremos abordar o primeiro dos sete objetivos que, juntos, compõem o planejamento estratégico nas empresas.

Estamos falando da definição do “Negócio”.

Vamos observar as máximas abaixo (autor desconhecido):

- Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me a comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.

- Não me ofereça casa.
Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.

- Não me ofereça livros.
Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.

- Não me ofereça coisas.
Ofereça-me ideias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas.


A determinação do negócio em uma organização é uma das ações mais importantes a serem tomadas, pois dá direção aos esforços das pessoas. Entender o negócio é crucial para que todos possam caminhar com os mesmos objetivos.

Até pouco tempo estudiosos definiam negócio como a expressão de quais produtos e serviços uma empresa quer fornecer. Este conceito está mais relacionado às características da operação, não retratando os benefícios que os referidos produtos e serviços podem oferecer a um público pré-definido. Em outras palavras, a tendência natural é definir negócio centrado no produto ou serviço da empresa, o que chamamos de visão míope, pois limita a sua capacidade de enxergar as oportunidades e as ameaças que atuam ou podem atuar sobre a empresa. A forma correta de analisar o negócio é focar a análise no benefício, o que chamamos de visão estratégica.

Desta forma, por exemplo, o negócio da Kopenhagen (fabricante de chocolates) é: "Estamos no Negócio de Presentes"! Este posicionamento permite a empresa definir estratégias de posicionamento no mercado. Como o negócio é presentear, pode a Kopenhagen praticar preços superiores a Garoto, Nestlé, etc. A embalagem dos produtos deve ser diferenciada, a localização de suas lojas, da mesma forma, estrategicamente definidas de acordo com a prerrogativa de presentear – inclusive funcionar em horários estratégicos de acordo com o público consumidor.

Como vimos, definir o Negócio é definir o que queremos fazer em nossa empresa. Muitas vezes nos deparamos com dificuldades que podem estar relacionadas à correta definição do negócio. Por esta razão, preferimos adotar a seguinte definição de negócio:

“Algo de valor que entregamos aos nossos Clientes”.

Após definido o Negócio da empresa, podemos partir para formatação da Visão e Missão.
E sua empresa, já possui tais definições?

Acompanhe nosso blog para mais dicas de Gestão!

Publicado em 10/11/2021
Texto produzido por Excia Sistemas.