Perfil do consumidor

Perfil do Consumidor Contemporâneo

Quem é o consumidor?
Segundo a vigente Lei: “O consumidor, conforme definido no Código (Lei 8.078/90), é qualquer pessoa física ou jurídica que adquire produtos ou serviços como destinatário final, ou seja, para consumo próprio e não para revenda”. Podemos observar que destacamos o fato de que nós, consumidores, adquirirmos itens para nosso consumo, de acordo com nossas demandas e possibilidades. Esta informação irá nos ajudar a compreender um pouco melhor as três grandes características do consumidor contemporâneo a seguir.

Características do Consumidor Contemporâneo
- Detentor da informação: o consumidor se utiliza da internet para pesquisa de produtos e suas condições de compra, mesmo que a compra em si seja realizada em uma loja física.
- Exigente: a experiência do consumidor nunca esteve em tamanha evidência; propiciar uma experiência positiva pode ser tão importante quanto o produto comercializado em si. Um outro ponto é o fato de que há uma exigência relevante em relação aos produtos e serviços ao mesmo tempo em que existe uma busca, também relevante, pela simplicidade e facilidade nas compras – quer um temperinho a mais? Pois bem, tudo isso, de forma intuitiva e personalizada.
- Conectado: as redes sociais incentivam o consumo direcionado fazendo o papel de qualificador de lead espontâneo. Por esta razão, é importante manter um bom relacionamento com o cliente para que este possa ser um incentivador dos seus produtos, afinal, o consumidor contemporâneo avalia as experiências de outras pessoas em relação às tratativas com empresas e produtos.

Dicas Úteis:
As empresas devem estar atentas aos depoimentos de seus clientes. Em paralelo, deixamos algumas dicas valorosas:
- Investir em tecnologia, desde a fabricação até a entrega e pós-venda dos produtos e serviços;
- Incentivar o relacionamento real com o cliente;
- Ser uma empresa sustentável, a busca pela escolha sustentável tem crescido grandemente nos últimos anos;
- Observar de forma constante as tendências e estratégias de marketing e vendas;
- Simplificar a compra e elevar a experiência do cliente;

Estamos felizes em poder compartilhar conteúdos com você. Se quiser saber mais, entre em contato conosco que iremos explicar com maior riqueza de detalhes os benefícios em destaque neste blog.
Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 14/03/2025
Texto produzido por Excia Sistemas