Infraestrutura de Servidor de Sistema Próprio ou em Nuvem?
Blog Excia
Infraestrutura de Servidor de Sistema Próprio ou em Nuvem?
Com a evolução acelerada da inteligência artificial e a necessidade de segurança cibernética preventiva, escolher a infraestrutura errada pode significar lentidão no crescimento ou gastos desnecessários.
A escolha entre infraestrutura própria (on-premise) ou em Nuvem (Cloud) para hospedagem do seu sistema de informações está diretamente relacionada, também, ao equilíbrio entre controle direto e agilidade operacional. A tendência de hospedagem em Nuvem continua forte devido à escalabilidade, embora servidores locais ainda sejam preferidos em cenários de alta sensibilidade de dados.
Vamos observar um breve comparativo:
Investimento inicial
Servidor Próprio (On-Premise): investimento elevado, pois exige a compra de hardware, licenças de software e infraestrutura física.
Servidor em Nuvem (Cloud): baixo ou inexistente, pois funciona em modelo de serviço, sem necessidade de aquisição de equipamentos.
Escalabilidade
Servidor Próprio (On-Premise): difícil de escalar, já que qualquer crescimento exige a compra de novos servidores ou upgrades de hardware.
Servidor em Nuvem (Cloud):instantânea e flexível, permitindo aumentar ou reduzir recursos conforme a necessidade do negócio.
Manutenção
Servidor Próprio (On-Premise): requer uma equipe interna dedicada para manutenção, atualizações, backups e correções.
Servidor em Nuvem (Cloud): a manutenção é responsabilidade do provedor do serviço.
Controle
Servidor Próprio (On-Premise): controle total sobre o hardware, a infraestrutura e os dados.
Servidor em Nuvem (Cloud): menor controle sobre a infraestrutura base, que fica sob gestão do provedor.
Dependência
Servidor Próprio (On-Premise): independente de internet externa, funcionando principalmente em rede local.
Servidor em Nuvem (Cloud): dependência total de uma conexão de internet estável.
Custo mensal
Servidor Próprio (On-Premise): envolve custos contínuos com energia elétrica, refrigeração, manutenção e suporte técnico.
Servidor em Nuvem (Cloud): pagamento conforme o uso, no modelo pay-per-use.
A infraestrutura própria é mais indicada para empresas geograficamente instaladas em áreas de internet instável. Os destaques positivos para esse modelo de infraestrutura são: acesso rápido via rede local e conformidade com políticas internas de segurança. Já os desafios residem em saber analisar os custos ocultos com eletricidade, refrigeração, manutenção de peças e obsolescência tecnológica, muitas vezes, levando a novos investimentos.
No caso da infraestrutura em Nuvem, o foco é a alta disponibilidade e acesso facilitado de qualquer lugar. Ao optar pela Nuvem, a empresa poderá se beneficiar com backups automáticos, segurança avançada e possibilidade de reduzir custos operacionais em relação ao modelo físico. O revés, portanto, pode ser representado pelo risco de configurações incorretas e a dependência de estar conectado com a internet.
Quando escolher cada modelo de infraestrutura?
- Servidor Próprio: se você possuir uma infraestrutura de TI robusta, requisitos legais específicos de armazenamento físico ou se o sistema for usado estritamente dentro de uma unidade física com tráfego intenso de dados pesados.
- Nuvem: caso seu sistema precise ser acessado de qualquer lugar, se você quiser evitar investimentos com infraestrutura ou prevê um crescimento rápido e imprevisível de usuários.
Em síntese, não existe resposta única. Para sistemas leves e equipes distribuídas, a nuvem é quase imbatível pela agilidade. Já para indústrias com processos de manufatura crítica ou dados altamente confidenciais, o servidor local ou a nuvem privada continuam sendo uma boa opção.
Nós, da Excia Sistemas, entregamos sistemas de gestão e controle de empresas de acordo com a infraestrutura que melhor se enquadra no perfil de cada cliente, quer seja em Nuvem ou própria!
Estamos felizes em poder compartilhar conteúdos com você. Se quiser saber mais, entre em contato conosco que iremos explicar com maior riqueza de detalhes os benefícios em destaque neste blog.
Publicado em 13/02/2026
Texto produzido por Excia Sistemas