ERP aliado ao crescimento de uma empresa!

Benefícios do Sistema ERP - Um bom ERP pode contribuir com o crescimento em escala?

Este é nosso segundo blog da série intitulada “Benefícios do Sistema ERP”. O ponto principal deste breve texto é demonstrar como um sistema ERP pode auxiliar no crescimento das empresas.

Boa leitura!

Todos sabemos que um sistema ERP é uma excelente ferramenta para impulsionar os negócios; indo um pouco além, podemos concluir que sem um sistema especialista no segmento de negócio da empresa, bem implantado e amplamente utilizado por todos é praticamente uma obrigação por parte da gestão.

Vamos deixar de lado neste momento as questões de implementação e divulgação/utilização plena dos sistemas para atermos em alguns pontos importantes, que certamente irão impulsionar o crescimento das empresas:

- Compartilhamento de informações: a integração/comunicação entre as áreas de uma empresa é crucial. Áreas críticas, interdependentes, como comercial/mercado versus produção, financeiro versus compras, entre outras, precisam de um sistema formal de comunicação para que possam tomar decisões rápidas e assertivas. Além disso, o sistema ERP desestimula a cultura de “pequenos feudos” na empresa, que muitas vezes geram planilhas e informações próprias, que não se comunicam com outras importantes áreas, passando a promover a postura de um só ecossistema. Em outras palavras, a centralização das informações em um sistema de gestão ERP torna a empresa mais simples e eficiente, com redução de falhas operacionais e potencialização de resultados.

- Redução de custos da operação: o maior benefício que um sistema de gestão traz para a empresa é a implementação das rotinas por meio da padronização dos processos. Processos bem planejados e sistematizados consomem os recursos apenas suficientes, tanto para produção como no consumo das demais áreas da empresa – e essa economia se estende ao fator humano também.

- Legislação: a validação fiscal dos processos bem como a apuração automatizada dos impostos e tributos também contribui para a aceleração de performance da empresa. Além do tempo desprendido que se propõe economizar, a segurança de estar em conformidade com a legislação traz outros relevantes benefícios para empresa.

- Automatização dos processos: o maior benefício na automatização dos processos internos é a redução do retrabalho em todas as áreas da empresa. Além disso, os sistemas ERP orientam como o trabalho deve ser feito, fazendo com que prevaleçam os processos sobre os “rearranjos” muitas vezes utilizados por nós na resolução das tarefas cotidianas.

- Controle de prazos: é de conhecimento comum que as empresas em todo mundo calibram suas operações buscando a melhor eficiência em tudo o que fazem; controlar o prazo de entrega das nossas vendas se tornou fator de decisão de compra em muitos casos. Corroborando com o tema “eficiência”, temos os recursos financeiros que devem ser racionados no limite da demanda efetiva da empresa. Novamente, o sistema de gestão ERP tem papel fundamental no controle de aplicação de recursos e gestão de toda cadeia operacional, trazendo eficiência para empresa e, com isso, promovendo/impulsionando o crescimento em escala dos negócios.

Se você gostou no nosso post, entre em contato conosco e confira as soluções que oferecemos ao seu negócio!

Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 01/03/2023
Texto produzido por Excia Sistemas