Análise da Concorrência
Blog Excia
Análise da Concorrência
Analisar, monitorar e interpretar os movimentos da concorrência é importante ou pode ser até vital para nosso negócio. Os movimentos podem ser fáceis, muitas vezes, de serem identificados – mas requer técnica e rotina.
Vamos apresentar alguns passos importantes para monitoramento estruturado da concorrência:
a) Quem é meu concorrente?
Importante: meu concorrente não necessariamente é quem produz o mesmo produto ou serviço, mas, sim, quem está diretamente no mercado disputando nossos clientes.
b) Quais informações sobre meus concorrentes são importantes?
Delimitar o universo de informações importantes à cerca dos nossos concorrentes faz toda diferença. Além da pesquisa ser mais assertiva, rápida, ela também irá permitir a tabulação e comparação dentre o book de concorrentes – informação importante pois poderá apresentar curvas de tendência.
Vamos observar algumas informações importantes que podemos pesquisar:
- Produto
- Preço e condições de pagamento;
- Público alvo;
- Depoimentos da concorrência obtidos nas redes sociais...
c) Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
Uma ferramenta que pode auxiliar o desenvolvimento deste trabalho é a Análise SWOT. Esta ferramenta, de fácil implementação, deverá apurar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que nossos concorrentes nos impõem.
d) Quem são os fornecedores dos nossos concorrentes?
Preço, qualidade, condições de oferta ou tipos de parceria podem ser relevantes para sermos mais competitivos. É importante sabermos se existe alguma vantagem competitiva por parte de nossos concorrentes em relação aos fornecedores possíveis.
Após concluída a pesquisa, igualmente relevante é a análise dos resultados obtidos bem como o plano de ações que deverá ser implementado; afinal, conhecer o trabalho dos nossos competidores é um dos primeiros passos para oferecermos produtos e serviços melhores aos nossos clientes. Reforçando o conceito: a análise externa deve provocar mudanças no ambiente interno da nossa empresa – esse é o segredo!
Publicado em 21/08/2020
Texto produzido por Excia Sistemas